Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!


    [text assunto* placeholder "Assunto"]

    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    8 de novembro de 2024

    Sondagem do Observatório da Indústria revela que excesso de regulamentações é entrave para grande parte dos empresários no Ceará.


    Industriais cearenses têm se deparado com grandes desafios relacionados às regulamentações estabelecidas por órgãos governamentais. Embora as normas tenham como intuito assegurar a atuação segura e ética do mercado, o excesso de exigências e os custos necessários para se adequarem aos regulamentos são vistos como obstáculos por grande parte dos empresários no Ceará.

    Uma sondagem especial realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), revelou que 44% dos industriais da Transformação e Construção cearense acreditam que há excesso de regulamentações às quais suas empresas estão submetidas.

    Apesar disso, 23% dos entrevistados consideraram a regulamentação atual adequada, enquanto apenas 3% afirmaram ser insuficiente.

    Segundo o estudo, os principais obstáculos citados pelos empresários para se manterem atualizados sobre as regulamentações foram a grande quantidade de regulações e o conflito de regulamentos de diferentes órgãos.

    A pesquisa avaliou, ainda, os custos regulatórios, ou seja, as despesas que as empresas assumem para atender às normas vigentes. Nesse sentido, 40% dos industriais cearenses ressaltaram o impacto dos custos com atos processuais administrativos.

    A rotina fiscal, que abrange o tempo e o esforço necessários para o pagamento de tributos, foi apontada pelos empresários como a área mais custosa para 53% dos entrevistados.

    Impacto na inovação

    No que diz respeito ao impacto das regulamentações sobre a implementação de inovação nas empresas, 43% dos industriais cearenses reconheceram que as exigências podem afetar negativamente esse aspecto.

    A sondagem também revelou o impacto dos custos de conformidade com as normas impostas pelos órgãos reguladores na receita líquida das empresas em 2023.

    Confira a Sondagem Especial completa.

    Últimas Notícias