A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciaram nesta quarta-feira, 01/11, uma parceria voltada ao fortalecimento de políticas públicas no Brasil utilizando o potencial do Observatório da Indústria da FIEC. A iniciativa foi anunciada após reunião realizada em Brasília entre o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e o Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante.
“Tive uma reunião muito proveitosa com o Vice-Presidente Alckmin, em que pude apresentar o Observatório da Indústria. Saímos muito felizes com a confirmação pelo Vice-Presidente de parceria em projetos envolvendo o MDIC e a FIEC, através de nosso Observatório da Indústria”, declarou Ricardo Cavalcante. De acordo com o Presidente, a ferramenta é essencial para gestores da iniciativa pública e privada na tomada de decisões estratégicas, que se baseiam no uso de tecnologia de ponta.
Para Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC e Líder do Observatório da Indústria, “a possibilidade de uma nova parceria estratégica entre o Governo Federal e o Observatório do Sistema FIEC poderá potencializar ações de inteligência competitiva e uso de soluções de dados para fortalecer a competitividade da indústria e o desenvolvimento sustentável do país”.
Histórico de parcerias
O Ministério da Economia, o Banco Mundial e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estão entre as instituições com as quais o Observatório da Indústria já desenvolveu parcerias nos últimos anos. O Observatório tem em seu portfólio projetos com estruturação e automatização da coleta de mais de uma centenas de fontes informacionais em diversas plataformas, lançando estudos e pesquisas de referência no cenário estadual e nacional, como o “Índice FIEC de Inovação dos Estados”, que analisa aspectos do ecossistema inovador para cada uma das 27 unidades federativas do Brasil, e o “Perfis Profissionais para o Futuro”, que projeta as profissões que serão demandadas pela indústria na posteridade, antecipando as necessidades de formação para suprir o mercado.
Premiações nacionais e internacionais também compõem o histórico do Observatório da Indústria. Entre elas figuram o Prêmio Excellens Mare, da PwC Portugal, dado à equipe pelo trabalho realizado no desenvolvimento da Rota Estratégica e do Masterplan de Economia do Mar; a posição de finalista do Tuna Awards, na Espanha, pelo Projeto Rastum, que visa desenvolver um sistema de rastreabilidade da cadeia do atum no Ceará através da automação e da inteligência artificial; o 1º lugar no Edital Digital.BR da ABDI, além da premiação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dado ao projeto #ElasporElas, solução de educação digital que fomenta a formalização profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência.