Esta área do Observatório da Indústria trabalha com pesquisas primárias e análises de dados secundários. Ela tem como objetivo elaborar estudos de temáticas relevantes aos empresários através de recortes econômicos tanto conjunturais quanto estruturais. Suas publicações são produzidas periodicamente, dentre as quais algumas são realizadas em parcerias com outros órgãos.
O Índice FIEC de Inovação dos Estados é dividido em duas áreas, Capacidades e Resultados, as quais avaliam tanto o ecossistema de inovação quanto a inovação em si. O conjunto de indicadores que formam o Índice representam os aspectos e as capacidades essenciais para o desenvolvimento dos estados brasileiros, de modo que esses, quando postos em conjunto, constroem a base para o crescimento da competitividade e produtividade estadual
O índice permite a análise de Capacidades e Resultados de inovação dos estados.
As Estratégias para o Desenvolvimento dos Clusters do Ceará são uma iniciativa do Observatório da Indústria, em realização conjunta com o SEBRAE, visando à elaboração de diagnósticos e à definição de estratégias de atuação para os clusters produtivos do estado. A referida iniciativa é um desdobramento do projeto Rotas Estratégicas Setoriais, no qual foi sinalizada a importância de fomentar o desenvolvimento de clusters produtivos para construção do futuro nos setores e áreas estratégicas.
O Estudo Sociodemográfico tem como objetivo analisar estruturalmente as principais variáveis sociais e econômicas da região Nordeste. A análise apresenta, de forma resumida, os dados mais relevantes através de infográficos, tornando o conteúdo atrativo e facilmente compreendido. O Estudo tem periodicidade anual, permitindo uma comparação da evolução dos dados.
Consistem em análises do ambiente econômico e/ou setorial de uma localidade, com informações conjunturais das principais variáveis disponíveis. Elas têm como objetivo traçar um retrato resumido dos principais indicadores econômicos dos estados, tendo o Ceará como foco. São realizadas, ainda, estimativas dos dados. Funcionam como fonte de informação para subsidiar empresários e governos na tomada de decisões, bem como constituem um estudo relevante para sociedade geral.
Boletins Trimestrais apresentam uma análise detalhada dos principais indicadores econômicos da região, com um enfoque específico no estado do Ceará. O relatório inclui dados atualizados sobre variáveis econômicas chave, como PIB, emprego, inflação, entre outros. Além disso, oferece estimativas e previsões que ajudam a contextualizar o desempenho econômico cearense no cenário nacional e internacional. Os boletins trimestrais são uma ferramenta fundamental para empresários, gestores públicos e demais interessados, proporcionando informações estratégicas para a tomada de decisões ao detalhar mecanismos de funcionamento do contexto econômico de interesse.
O Panorama Industrial apresenta um quadro resumo de indicadores de conjuntura econômica (por exemplo, PIB, emprego, produção e comércio) com um enfoque na Indústria. A pesquisa traz informações do Ceará e do Brasil, sendo divulgada dois meses após o mês de referência em decorrência do período de disponibilização dos dados por parte das instituições.
Visa elaborar projeções de cenários para o emprego e a produção industrial do estado do Ceará, baseadas em dados secundários e pesquisas de percepção dos empresários. As informações existentes no estudo, possibilitam às empresas compreenderem tanto o quadro econômico atual, como se planejarem para as possibilidades tanto otimistas quanto pessimistas no curto prazo.
A pesquisa busca mensurar as expectativas dos industriais cearenses da transformação e da construção, através dos indicadores de condições e de expectativas. A análise se dá por meio dos indicadores de difusão, os quais assumem valores entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade. O ICEI é realizado mensalmente em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.
A pesquisa visa examinar a atividade econômica do setor de Construção no estado e as expectativas dos industriais para os próximos seis meses. A análise se dá por meio dos indicadores de difusão, os quais assumem valores entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade. A Sondagem da Construção é realizada mensalmente em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.
A pesquisa visa examinar a atividade econômica da Indústria de Transformação cearense e as expectativas dos industriais para os próximos seis meses. A análise se dá por meio dos indicadores de difusão, os quais assumem valores entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade. A Sondagem Industrial é realizada mensalmente em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.
A pesquisa retrata o quadro conjuntural comparando o setor industrial cearense com a média brasileira. Para isso, apresenta a evolução dos principais indicadores setoriais: faturamento, horas trabalhadas, pessoal empregado, utilização da capacidade instalada e salários. A publicação é divulgada 2 meses após a data de referência.
Têm como objetivo obter informações detalhadas das empresas através de pesquisas primárias realizadas com os industriais. Dessa forma, são elaboradas análises do contexto empresarial, setorial e econômico. Elas também fornecem um relatório personalizado aos empresários com as informações para subsidiar a tomada de decisão e atração de investimentos, aproveitamento de oportunidades de negócios e exploração das trajetórias tecnológicas emergentes, por meio de temáticas relevantes como práticas sustentáveis, cultura de inovação, adoção de tecnologia, entre outros.
A inovação e a adoção de novas tecnologias são fundamentais para o aumento da produtividade das empresas e para o ganho de competitividade do país. Sabendo disso, o Banco Mundial, em parceria com o Observatório da Indústria, desenvolveu uma metodologia para mensurar a sofisticação das tecnologias mais intensivamente utilizadas pelas empresas locais e identificar diversos aspectos correlacionados a esse uso, tais como as motivações e as barreiras para a adoção de ferramentas mais avançadas.
A pesquisa de Qualificação da Demanda Tecnológica Industrial foi uma iniciativa incluída no Programa para Inovação Industrial (P2i) e tem o objetivo de traçar um panorama no que tange à demanda da indústria por tecnologia e inovação. Foram priorizados nesta versão os setores estratégicos: Agroalimentar, Eletrometalmecânico, Papel, Produtos de papel e impressão, Plástico e Borracha e Químico.
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Para caminhar em direção à transformação digital é importante que a empresa identifique em que nível está, a fim de traçar e priorizar estratégias que elevem sua competitividade. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria, realizou uma pesquisa para avaliar o grau de maturidade empresarial com relação à transformação digital no Ceará. Os resultados podem ser acessados aqui.
A pesquisa foi realizada com os empresários com o intuito de promover temas relacionados à sustentabilidade entre as indústrias do estado do Ceará e fomentar a competitividade destas no cenário atual e futuro. Foram disponibilizados 420 diagnósticos personalizados, 1 perfil de Sustentabilidade Estadual e 9 Perfis Setoriais. Sua última edição ocorreu em 2017.
A pesquisa visou analisar e impulsionar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas indústrias cearenses bem como contribuir para situar o estado em posição competitiva no cenário nacional e internacional. Como devolutiva ao respondente, o projeto gerava um diagnóstico que posicionava a empresa em relação ao processo de inovação pesquisado. Foram disponibilizados 854 diagnósticos individuais em suas duas edições.