Os investimentos em Hidrogênio Verde no Ceará devem gerar um impacto acumulado de 24,2% no PIB do Estado durante o período de construção (2025-2032) e de 8,2% a partir do período de operação (2032). As informações fazem parte da Projeção de Impacto Econômico do Hub de H2V no Ceará, um dos produtos do Masterplan Hidrogênio Verde, iniciativa desenvolvida pelo Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).
O projeto foi apresentado durante o almoço com o Governador Elmano de Freitas realizado na última sexta-feira (13/12), na Casa da Indústria. Os dados envolvem o efeito dos investimentos e da operação subjacentes à ampliação do parque de energia renovável, além da instalação das plantas de Hidrogênio Verde e de Amônia Verde no Estado. A projeção assume um cenário de produção de 1 milhão de toneladas/ano, com uma planta de eletrólise com capacidade de 6,7 GW.
Com isso, o Ceará pode se situar como o 2º maior PIB do Norte e Nordeste a partir dos incrementos relacionados à construção. Há ainda estimativas relevantes em variáveis como arrecadação, empregos e PIB industrial.
Confira o projeto Masterplan do Hidrogênio Verde